Cuscuz nordestino


Cuscuz nordestino
Cuscuz nordestino – Imagem: minhasreceitas.blog.br

O cuscuz nordestino deixou de ser um prato típico apenas do Nordeste para chegar à mesa de brasileiros por todo o país. Normalmente, essa refeição cai bem no café da manhã ou mesmo para o lanche da tarde, também sendo uma ótima opção para rechear o pão.

Embora seu preparo possa parecer simples, nem todos sabem como preparar o tradicional cuscuz caseiro e deixá-lo fofinho. Nesta receita, você aprenderá sobre o cuscuz tradicional, que é necessário ter em casa uma cuscuzeira, e a panela certa para esta refeição.

Infelizmente quem não tiver uma cuscuzeira em casa não vai poder preparar essa delícia, porém é um artigo barato, que custa em média de R$ 15 a 20. Para deixar o prato ainda mais delicioso, você pode adicionar um coco ralado na mistura, mas é opcional é claro.

Ingredientes para cuscuz nordestino

  • 2 xícaras de chá de farinha de milho;
  • 1 xícara de chá de água (volume aproximado);
  • 1 colher rasa (chá) de sal;

Modo de preparo

  1. Para começar, pegue uma tigela e junte a farinha de milho com o sal.
  2. Essa mistura deve acontecer para dar gosto e em seguida, você já deve ir adicionando a água aos poucos, sempre misturando com as mãos.
  3. Uma dica, é ver a quantidade exata de água para cada farinha, que pode mudar de marca para marca, sendo assim, o ponto ideal é amassar a massa com as mãos e garantir que ele não irá se desmanchar.
  4. Em nenhuma circunstância o cuscuz deve ficar molhado demais.
  5. Em seguida, tampe a tigela e deixe descansar por 20 minutos.
  6. Após esse tempo, mexa novamente para deixá-lo bem solto.
  7. Quando estiver pronto, tampe e cozinhe em fogo médio por 15 minutos.
  8. Retire e sirva com manteiga.

Faça também:
Receita de bolo fofo
Receita de creme de milho simples